quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ferramentas de Comunicação e a Educação em Engenharia:

No curso "Fundamentos e Projeto de Processos Microeletrônicos", que foi oferecido pela primeira vez na web na primavera de 2000 no site do Departamento de Engenharia Química em UIC,foram apresentadas e discutidas experiências no impacto da Internet no campo da educação em engenharia.
Foram examinados potenciais e benefícios da Internet para a aprendizagem e o que significa ensinar uma pós-graduação em engenharia na web, já que,cada vez mais engenheiros químicos estão entrando no domínio dos materiais microeletrônicos e de transformação, em parte porque os conhecimentos básicos deste campo de rápido crescimento está na engenharia química .

No Curso além de informações da classe existem vários itens adicionais, incluindo: duas palestras introduzindo-os na Internet, duas ferramentas de simulação com o passo-a-passo e exemplos de trabalho, e links externos. Ao invés de assistir aulas em uma instituição central ou local, os alunos podem sentar-se em frente de um monitor de computador em qualquer lugar do mundo, para ver, ouvir e interagir. Eles incluíram diferentes formas de aprendizagem: visual, áudio, leitura e escrita, e interativo.
Vários componentes foram incorporadas ao curso de forma a imitar e melhorar a experiência da vida real de uma sala de aula.. Em uma sala de aula, quando um aluno tem uma pergunta, ele (a) levanta sua (s) mão e imediatamente atrai a atenção do professor. Na web, havia várias maneiras eficazes para se comunicar com o professor, assistente de ensino, e colegas. Por meio de Ferramentas "Síncronas e assíncronas"

Vantagens do curso:

Foi benéfico para os alunos que não puderam assistir aula por causa de seus compromissos pessoais ou profissionais, os limitados recursos financeiros, físicos ou limitações. Como um todo, todos os participantes da classe, incluindo o professor-assistente de ensino, tinham algo a aprender. Os instrutores e alunos receberam um retorno imediato. Também foi útil para aqueles estudantes que estavam, talvez, tímidos e com medo de fazer perguntas em público.
Outra vantagem foi de acessibilidade

2 comentários: